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segunda-feira, 16 de março de 2009

Professor adota recursos de mídia

Além de oferecer cursos de formação continuada voltados para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação, de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, o curso prepara professores para utilizar as ferramentas encontradas no Portal do Professor. “Queremos que o professor se aproprie de tecnologias como rádio, TV, vídeos e computador e seja capaz de utilizá-las crítica e criativamente na sala de aula”, justifica a coordenadora-geral de formação e capacitação em Ensino a Distância (EAD) da Seed, Simone Medeiros.


Ciclos

O curso é dividido em três ciclos de estudo. O ciclo básico, com 120 horas de duração, dá direito a certificado de extensão e tem como pré-requisito a formação de nível médio. Para o ciclo intermediário, com 60 horas, que oferece certificado de aperfeiçoamento e o avançado, com 180 horas, que concede certificado de especialização, é necessário que o professor tenha curso superior. Criado em 2005, como experiência piloto, o Mídias na Educação atendeu 69.300 professores até 2008. Para 2009, a meta é atingir 60.488 professores: 27.260 no ciclo básico, 25.394 no ciclo intermediário e 7.734 no ciclo avançado. A oferta de cursos é organizada em função da demanda do Plano de Ações Articuladas (PAR), que estabelece metas e indicadores de qualidade para o melhor desempenho da educação básica no país. Os dados da demanda apresentada pelo PAR são cruzados com a demanda apresentada pela coordenação estadual do programa, integrada por representantes dauniversidade, da secretaria estadual de educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estadual.


Eixos
O Mídias na Educação tem três grandes eixos. O primeiro é tecnologia como objeto de estudo e reflexão. “A intenção é que o professor desmistifique a linguagem da mídia e seja capaz de trabalhar com ela criticamente”, diz Simone Medeiros. O segundo eixo é tecnologia como estratégia pedagógica – o professor aprende a escolher quando e por que usar a mídia na sala de aula e a resolver questões como se é melhor utilizar o vídeo para incentivar os alunos ou para fixar conteúdos, por exemplo.A questão da autoria e da produção é o terceiro eixo. “O professor também pode ser um produtor de conteúdos, junto com seus alunos. Pode produzir blogs ou vídeos voltados para a realidade de cada local e publicar tudo no Portal do Professor”, explica Simone. Ela salienta que, a partir da prática, o professor pode experimentar, pesquisar, investigar, refletir sobre essa prática, e produzir conhecimento.Outra opção de curso será oferecida, a partir deste ano, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) em parceria com a Seed, como ação do Proinfo Integrado. É o curso de Tecnologias na Educação, com 400 horas de duração e nível de especialização. As aulas são voltadas, preferencialmente, ao atendimento de formadores da rede da TV Escola, do Proinfo Integrado, do Mídias na Educação e do Proinfantil, mas vão atender também professores e gestores escolares.“Com isso queremos fortalecer a formação dos formadores e, indiretamente, qualificar o processo, melhorando a qualidade da educação na escola”, adianta Simone Medeiros. Cada estado brasileiro tem direito a 220 vagas, sendo 110 para educadores da rede estadual e 110 para os das redes municipais.

Curso amplia oportunidades
“Ter participado do ciclo básico do programa Mídias na Educação me abriu um leque de oportunidades”, diz a professora de artes Marli Marlene Loeblein, de Santa Rosa (RS). Atuando no magistério há 27 anos, tanto no ensino particular quanto na rede estadual de ensino, Marli leciona atualmente na Escola Salesiana Dom Bosco.


www.fetems.org.br

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