http://pl.st/s/1689898513

segunda-feira, 16 de março de 2009

A inclusão de alunos surdos em escolas regulares

Este texto tem como objetivo focalizar a experiência da inclusão de alunos surdos em escolas regulares, com a presença de intérpretes de Língua de Sinais. Professores e intérpretes envolvidos em um mesmo ambiente inclusivo (sala de aula), realizam um trabalho de suma importância para que tais alunos possam desenvolver suas habilidades e competências. Diante disso, percebemos que os surdos devem ser tratados como qualquer outra pessoa, pois são capazes de realizar várias atividades nos diversos meios de atuação.

Destacamos também o “Bilinguismo”, que tem como meta educacional viabilizar a presença de duas línguas no contexto escolar do aluno surdo. Também, o domínio da língua de sinais (LIBRAS), que facilitará o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua.

Percebe-se que a educação dos alunos surdos está sendo muito discutida, por ter se tornado um tema polêmico nos dias atuais. A educação dos alunos surdos, segundo a visão dos educadores é preocupante, pelo fato da falta de capacitação dos mesmos, para atender à esse público.

por Geisimara Gutierrez de Oliveira – Profª. Intérprete

Nenhum comentário:

Postar um comentário