http://pl.st/s/1689898513

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Educação e tecnologia

Ao analisarmos a educação brasileira em comparação com países desenvolvidos percebemos que ainda temos um longo e árduo caminho a percorrer. Se no passado a minoria no país tinha acesso a uma educação de razoável qualidade, hoje a democratização do ensino gera desafios imensos.
Quando surgem tecnologias inovadoras em qualquer campo, milhares de pessoas ficam à margem desse conhecimento, são necessárias décadas para que toda a população ou a maior parte dela possa ter acesso a esse novo mundo de possibilidades.

Enquanto os alunos países desenvolvidos já convivem com computadores a longo tempo nas salas de aula, o Brasil começa a dar seus primeiros passos nesse processo, sabendo que não pode deixar para depois algo que cada vez se torna mais importante para o aprendizado global das crianças.

A educação é o caminho para que consigamos fazer as melhores escolhas possíveis. A família e a sociedade nos fornecem instrumentos imprescindíveis para acertamos nessas escolhas, mas a educação é que dará o equilíbrio necessário no campo intelectual, emocional, profissional e social e na construção de uma vida mais plena de sentido e realização. Essa é uma ideia defendida pelo educador José Manuel Moran, segundo ele acumular informação é importante mas não é essencial, é preciso saber fazer escolhas melhores.

Nesse caminho a ajuda mútua é muito necessária, não basta apenas fazer um bom trabalho em sala de aula, para que o professor também seja inovador será preciso mostrar aquilo que deu certo ao maior número de pessoas possíveis. E a internet é o caminho para isso, temos que nos conectar com o mundo através de noticias online, sites, blogs falar aos outros aquilo que estamos realizando. Daí surgiu o blog da Sala de Tecnologia da Escola Estadual Viriato Bandeira, com o curso ministrado pelo Núcleo de Tecnologia de Coxim.

Não podemos ficar parados, se o acesso aos livros físicos é difícil e dificulta o aprendizado grande quantidade de obras e enciclopédias estão inteiramente disponíveis na internet.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem! Este texto vem de econcontro com as reflexões que precisamos fazer enquanto educadores.

    ResponderExcluir